Apple continua a ser a marca mais valiosa do mundo, mas perdeu valor pela primeira vez em 25 anos

A Apple, apesar de manter a sua posição como a marca mais valiosa do mundo pelo 12º ano consecutivo, perdeu valor pela primeira vez em 25 anos no ranking anual das Melhores Marcas Globais da Interbrand. O valor da marca caiu 3%, situando-se agora abaixo dos 500 mil milhões de dólares, em contraste com um aumento de 4% no ano anterior.

A consultora Omnicom avaliou o valor das marcas com base no desempenho financeiro das empresas entre abril de 2023 e março de 2024, além das previsões para os próximos cinco anos.

Greg Silverman, diretor global de economia de marcas da Interbrand, atribui a perda de valor da Apple à lentidão na implementação da sua estratégia de inteligência artificial. A gigante tecnológica não detalhou os seus planos de IA generativa até à apresentação da Apple Intelligence em junho, muito depois de concorrentes como Microsoft e Google terem anunciado os seus modelos.

No segundo trimestre da Apple, que terminou em março e que abrange o relatório da Interbrand, as vendas do iPhone caíram 10% em relação ao ano anterior, com uma receita total de 90,75 mil milhões de dólares, uma queda de 4%.

No entanto, Greg Silverman antecipa que a Apple voltará a registar um crescimento positivo no relatório de 2025 da Interbrand, devido ao aumento do valor das suas ações após o anúncio da Apple Intelligence. No terceiro trimestre, que terminou em junho, a receita da Apple aumentou 5% para 85,78 mil milhões de dólares, e a empresa deverá anunciar os resultados do quarto trimestre no dia 31 de outubro.

O ranking da Interbrand revelou que as dez marcas mais valiosas permaneceram, em grande parte, inalteradas. A Nike desceu para a 14ª posição, com uma diminuição de 5% no valor da marca, que agora se cifra em 45,4 mil milhões de dólares, comparado com a 9ª posição do ano passado, que registou um aumento de 7%.

O icónico fabricante de vestuário desportivo tem lutado para inovar e capturar o interesse da geração Z, resultando numa queda nas vendas. A marca também foi criticada por se ter focado excessivamente nas vendas diretas ao consumidor e no marketing de desempenho, embora tenha revertido essa estratégia.

O setor automóvel ocupou 14 dos 100 primeiros lugares do ranking da Interbrand, mais do que qualquer outro setor. Apesar de muitas dessas marcas terem registado um crescimento de dois dígitos, a Tesla teve uma das maiores quedas de valor de marca, perdendo 9% e caindo para 45,5 mil milhões de dólares.

O valor total de todas as marcas do relatório deste ano aumentou 4,3%, alcançando os 3,4 mil miliões de dólares. A Interbrand estima que as suas 100 marcas principais possam ter perdido coletivamente 3,5 mil miliões de dólares em valor desde o ano 2000, devido ao foco no marketing de desempenho a curto prazo em detrimento do desenvolvimento de marca a longo prazo.

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