App StayAway Covid já foi descarregada por mais de um milhão e 400 mil pessoas

O secretário de estado adjunto e da saúde, António Lacerda Sales, disse esta segunda-feira que a aplicação de rastreio StayAway Covid, para rastrear a pandemia da covid-19 em Portugal, conta já com mais de um milhão e 400 mil downloads, tendo sido inseridos 116 códigos que deram origem a 137 chamadas para a linha SNS 24.

Luís Filipe Loureiro Goes Pinheiro, presidente da Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), complementou a resposta sobre a aplicação, dizendo que «tudo o que podemos fazer para agilizar a utilização da aplicação será bem-vindo», disse na habitual conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia em Portugal.

O responsável referiu que os números da app em Portugal «estão em linha com aqueles que se verificam na Europa, estando aliás até em linha com os melhores», indica sublinhando que «havendo a possibilidade de melhorar, mantendo os princípios que nortearam o seu desenvolvimento e funcionamento», irão fazê-lo.

Lacerda Sales referiu também na mesma ocasião que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está agora «melhor preparado» para combater a epidemia, uma vez que as taxas de ocupação de cerca de 70% das unidades de cuidados intensivos dão «algum conforto».

«Assim que se esgotam os recursos de um hospital rapidamente transferimos o doente para outro que tenha essa ocupação», garante Lacerda Sales, quando questionado sobre a elevada taxa de ocupação de alguns hospitais da região de Lisboa.

O secretário de estado indica ainda que o SNS tem vindo a reforçar a capacidade de recursos humanos, contando atualmente com mais 2.320 médicos especialistas face a 31 de Dezembro de 2019. Para além disso, refere, «temos os procedimentos concursais abertos, portanto diria que tem sido feito este esforço grande» para integrar todos os profissionais de saúde. Adicionalmente, o Governo já utilizou em contratações diretas cerca de 175 médicos especialistas sem termo, acrescenta.

Ler Mais





Comentários
Loading...