App InfoPraia começa a divulgar amanhã dados sobre lotação das praias
A app InfoPraia começa amanhã a ser carregada com informações sobre a lotação das praias, cuja época balnear começa este sábado, dia 6 de Junho, anunciou o ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Matos Fernandes.
Matos Fernandes sublinhou que «Portugal é dos poucos países da Europa que não tem nenhuma praia privada». Isto é, «o acesso às praias é livre e será sempre livre. As regras que definimos estabelecem isso mesmo. Apelam ao bom-senso dos portugueses e ao distanciamento». «Os grupos têm de estar a um metro e meio de distância uns dos outros», exemplificou, apontando depois para a sinalética já existente na praia.
A época balnear começa amanhã no Algarve e na região de Lisboa e Vale do Tejo. Já no Centro e Norte vai apenas começar na segunda quinzena deste Junho, nos dias 20 e 27, respectivamente, e termina mais cedo, segundo uma portaria publicada esta quinta-feira em Diário da República.
Questionado sobre o adiamento da época balnear no Norte, o ministro ressalvou que não é uma decisão do Ministério do Ambiente, mas «sobretudo das autarquias, que quiseram» assim. «Algumas autarquias até sugeriram que fosse em Julho, mas isso já não nos pareceu bem», acrescentou.