Apetite pelo risco diminuiu com “investidores a temerem uma escalada militar no Médio Oriente”, explica analista

Os mercados acionistas caíram esta sexta-feira, prolongando as perdas registadas pelas ações asiáticas, com os riscos geopolíticos a pesarem sobre o sentimento do mercado antes de um dia agitado na frente empresarial.
O apetite pelo risco diminuiu na última sessão de negociação da semana, com os investidores a temerem uma escalada militar no Médio Oriente, depois de Israel parecer preparar-se para uma invasão terrestre em Gaza. Além disso, os novos dados económicos fracos (IPC, PPI) da China também estão a aumentar a pressão sobre o sentimento do mercado, enquanto os investidores e analistas se preparam para um dia agitado na frente empresarial, à espera dos resultados do terceiro trimestre dos grandes nomes do setor financeiro dos EUA, como BlackRock, Citigroup Inc, JPMorgan Chase e Wells Fargo & Co.
Com estas circunstâncias incertas, não é de surpreender que os investidores procurem refúgios como o ouro, a prata ou mesmo os títulos do tesouro.

O índice STOXX-50 recuou abaixo do nível dos 4.200,0 pontos, impulsionado pela maioria dos setores, apesar dos bons desempenhos registados pelas ações dos serviços públicos e da energia.

Pierre Veyret
Analista técnico da ActivTrades