Apagar a luz não é a única forma de poupar na fatura da eletricidade. Conheça outras dicas

É possível economizar nas faturas sem precisar de fazer grandes mudanças no seu dia-a-dia. Quem o diz é a Selectra, que garante que 31 de outubro poderá ser o dia mais assustador do ano, mas não pelo Halloween: para a maioria dos portugueses, o real susto é vivido no momento que abrem as suas faturas. E isso acontece ao final de cada mês.

Foi exatamente com o objetivo de consciencializar os consumidores para repensarem nos seus gastos e da necessidade de poupar que se criou o Dia Mundial da Poupança, assinalado hoje. E como especialista na matéria, a Selectra não quis ficar de fora e preparou algumas dicas essenciais para colocar em prática em sua casa e reduzir assim o montante que paga mensalmente por todas as despesas domésticas.

 

– Garanta o bom funcionamento dos aquecedores

A chegada do inverno aproxima-se e o uso dos aquecedores torna-se, na grande maioria das vezes, imprescindível. Mas isso não significa que o valor das suas faturas tenha necessariamente de disparar. Evitar colocar objetos demasiado perto dos aquecedores é um dos truques que deve seguir de modo a melhorar o funcionamento dos aparelhos, mas existe um outro essencial: limpar regularmente o pó dos radiadores. Só o simples facto de adotar estas duas práticas irá ajudá-lo a poupar até 10% de energia!

 

– Opte por lâmpadas economizadoras

Da próxima vez que for comprar lâmpadas, opte pelas LED invés dos modelos convencionais. Isto porque as primeiras têm um consumo médio de 35 kWh/ano, o que representa um custo na fatura de 5 euros/ano, ao contrário das halogéneas que, por consumirem 123 kWh/ano, aumentam o custo para 18 euros.

 

– Adapte a potência das lâmpadas às divisões da casa

Não só as divisões da casa não precisam da mesma intensidade de iluminação, como também pode ter lâmpadas com diferentes potências no mesmo compartimento, de modo a utilizá-las consoante a tarefa a que se estiver a dedicar. Por exemplo, caso esteja a ler, uma lâmpada economizadora de 20W deverá ser a que propicia um ambiente mais confortável para esta atividade, no entanto se pretender apenas ver televisão, uma lâmpada de 5W é mais do que suficiente.

 

– Dê uso aos temporizadores

As tomadas com temporizadores incorporados são excelentes aliadas no combate ao desperdício de energia. Ao programar os seus aparelhos para desligarem durante o período de tempo em que não os estiver a utilizar, dispensa dar uso ao modo stand-by e consegue poupar essa energia que de outra maneira iria ser utilizada.

Mas e se lhe dissermos que este método também pode ser replicado para as torneiras? Invés de equipar a sua cozinha e chuveiro com duas torneiras que misturam água quente e fria, opte pelas que incluem termostatos. Isto irá permitir-lhe poupar 30% mais de energia!

 

– Tenha atenção à temperatura da água

Água quente gasta sempre mais energia do que água fria, seja qual for a sua utilidade. Assim, a Selectra aconselha-o a ajustar a temperatura da sua caldeira para um máximo de 45ºC e a reduzir os ciclos de 60ºC da sua máquina de lavar para 40ºC, uma vez que o ajuda a poupar 25% de energia.

 

– Evite deitar resíduos para a sanita

Sabia que ao colocar um caixote do lixo na casa de banho consegue poupar até 1200 litros por mês? Isso mesmo! Ao evitar deitar resíduos para a sanita, não existe necessidade de descarregar o autoclismo com tanta frequência e isso permite-lhe poupar grandes quantidades de água.

 

– Faça um estudo de mercado sobre as ofertas atuais das comercializadoras e operadoras

Quanto maior é a concorrência, maiores são os descontos! São cada vez mais as empresas que atuam nos setores de energia e telecomunicações e embora isso possa causar alguma confusão sobre qual será a que oferece os melhores serviços, significa também que existem sempre promoções em vigor com o objetivo de captar a atenção dos clientes. Assim, esteja atento às ofertas do mercado e comece já a poupar no valor das suas faturas.

 

– Contrate apenas os serviços de que necessita

A maioria dos pacotes das operadoras inclui os serviços de televisão, internet e telefone agregados, mas será que precisa mesmo de todos eles? Se a sua resposta for negativa, informe-se acerca dos pacotes de telecomunicações personalizados, isto porque ao fazer a seleção dos serviços aos quais quer aderir, irá pagar apenas por aquilo que realmente vai utilizar.

 

– Esteja atento aos consumos extra-plafond

Costuma ultrapassar o plafond dos seus dados móveis de forma recorrente? Então talvez esteja na hora de mudar de tarifário. À primeira vista poderá parecer mais caro do que aquele que tem atualmente, mas este custo tem um valor fixo, ao contrário dos consumos adicionais que têm vindo a aumentar o valor da sua fatura mensal.

 

– Perceba qual a tarifa horária de energia mais adequada às suas necessidades

Muitos são os consumidores que optam por contratar uma tarifa bi-horária por pensarem que os vai ajudar a poupar, mas esta decisão pode, pelo contrário, ser o motivo dos valores altos das suas faturas. Tome como exemplo estes três aparelhos e a estimativa do seu valor por cada hora de utilização:

Todos estes exemplos têm um custo mais baixo de utilização durante as horas de vazio (22h-8h), no entanto os preços das horas de ponta (8h-22h) são bastante mais elevados em comparação aos praticados em regime de tarifa simples.

Assim, antes de contratar qualquer tipo de tarifa horária reflita primeiro sobre a sua rotina e perceba se de facto, vai utilizar os eletrodomésticos maioritariamente no período noturno ou diurno. Caso seja durante o primeiro, a tarifa bi-horária poderá ser uma boa opção para si, mas se estiver em casa maioritariamente durante o dia, a tarifa simples é a mais recomendada.

Ler Mais





Comentários
Loading...