Aos 85 anos, Autry Stephens torna-se o magnata do petróleo mais rico dos EUA – e não sabe o que fazer com os biliões que ganhou

Autry Stephens tem 85 anos e acabou de realizar um negócio gigante na indústria. O empresário vendeu a sua empresa, a Endeavor Energy Resources, à Diamondback Energy, no início desta semana, num acordo de 24 mil milhões de euros em dinheiro e ações, o que fez dele o magnata do petróleo mais rico dos EUA.

No entanto, Stephens parece relutante em deixar a empresa que fundou em 1979, dizendo ao ‘Wall Street Journal’ que tomou a decisão de a vender em grande parte devido a um diagnóstico de cancro.

O empresário foi resistindo ao longo do tempo em desfazer-se daquela que era uma das últimas grandes empresas petrolíferas independentes na rica Bacia do Permiano, no oeste do Texas. No entanto, isso mudou quando foi diagnosticado com cancro da próstata.

Autry Stephens decidiu não passar a empresa à sua filha, Lyndal Greth, que pertence ao conselho da empresa, e adiantou que o seu filho não faz parte dos negócios da família.

Agora, foi comprada pela Diamondback Energy, que derrotou outros concorrentes de renome como a ExxonMobil e a ConocoPhillips.

O magnata é conhecido pela sua simplicidade. Conduz um modelo antigo Toyota Land Cruiser para ir para o trabalho e voa em classe económica na Southwest Airlines, o que reflete a sua educação modesta numa quinta no centro do Texas onde cultivava amendoins e melancias, de acordo com o seu perfil de ex-alunos da Universidade do Texas em Austin.

Autry Stephens tinha já referido num reality show da truTV “Black Gold” que o seu objetivo profissional era  “ganhar um salário estável e uma reforma confortável”.

Questionado pelo ‘Wall Street Journal’ sobre o que fará com os milhões que ganhou com o negócio, Stephens disse que ainda não tinha pensado nisso.

Com a venda da Endeavor, Autry Stephens subiu da 130ª para a 77ª posição no Índice de Bilionários da Bloomberg, com o seu património líquido a crescer perto de 16 mil milhões de euros.

Ler Mais