António Costa deve fazer “grande remodelação” no Governo, indica sondagem: 80% dos portugueses ‘exigem’ saída de Galamba

António Costa deveria ter demitido João Galamba no início de maio, e aproveitar para uma “grande remodelação”, de acordo com uma sondagem da Intercampus para o ‘Jornal de Negócios’: para 79,4% dos participantes do inquérito, o ministro das Infraestruturas deve deixar o Governo no imediato, contra apenas 10% que defendem a manutenção.

A remodelação do Governo também é exigida por 80,9% dos inquiridos, sendo que o maior candidato à saída é justamente João Galamba, com 91,9% dos participantes a apontar a porta de saída. Em segundo lugar, surge Fernando Medina, ministro das Finanças, com 64,4% a defenderem a sua substituição, seguido por João Costa, ministro da Educação, com 56,1% a pedirem a sua saída. A ministra mais ‘estável’ é Elvira Fortunato, com a tutela da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, cuja saída é apenas apontada por 21,7% dos inquiridos.

A decisão de António Costa ao não afastar João Galamba, conforme defendeu Marcelo Rebelo de Sousa, foi criticada por 84% dos inquiridos.

A sondagem apontou ainda que os deputados da comissão parlamentar de inquérito à TAP têm feito um bom trabalho, de acordo com os participantes da sondagem: 56,8% concorda com a atuação dos deputados.