ANJE leva Portugal a cimeira que reuniu mais de 500 dos melhores jovens empresários do mundo
A ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, juntou-se à Aliança dos Jovens Empresários do G20 para apelar aos líderes do G20 para que façam da inclusão económica uma prioridade global.
Reunida em Nova Deli, Índia, antes da reunião de setembro dos líderes do G20, debateram-se medidas práticas para os líderes considerarem em áreas como o crescimento da economia circular, a promoção da segurança alimentar, as reformas regulamentares e de capital e a normalização dos mecanismos de comércio global em materiais reciclados.
“Não nos podemos esquecer que as empresas são as organizações com maior impacto na vida das pessoas, quer pelo que possam criar e produzir, mas sobretudo por serem a plataforma de criação de emprego. São por isso essenciais na procura de um mundo com menos pobreza e menos desigualdade social, por exemplo. E é por isso que se torna essencial potenciar o empreendedorismo e criar condições favoráveis às empresas, ao mesmo tempo é muito importante que os empresários, e com enfoque especial nos mais jovens, tenham uma consciência maior sobre o papel que direta e indiretamente têm no mundo e, consequentemente, na vida das pessoas”, começa por destacar Carlos Carvalho, diretor Nacional Norte da ANJE, e Sherpa da YES for Europe no evento.
A cimeira reuniu mais de 500 dos melhores jovens empresários do mundo, e nela os empresários manifestaram um forte apoio a medidas para promover a inclusão económica, apoios para incentivar a criação de empresas ambientais e recomendações específicas para promover o empreendedorismo em áreas como a digitalização, a cibersegurança e as alterações climáticas.
Dilip Krishna, the National Chair of Young Indians e Chair of the G20 Young Entrepreneurs’ Summit, afirmou que “precisamos que os líderes do G20 coordenem um esforço global para alargar as competências empresariais, os apoios e as oportunidades a um leque muito mais vasto de pessoas, como forma de incentivar o crescimento inclusivo.”
À margem do evento, o diretor Nacional Norte da ANJE foi recebido pelo Embaixador de Portugal em Nova Deli, João Ribeiro de Almeida, onde sublinhou que “temos de aproveitar todas as oportunidades comerciais entre Portugal e Índia e o facto de o mercado indiano ser um mercado em crescimento e com oportunidades muito interessantes para Portugal. Não podemos esquecer que a Índia é hoje o país mais populoso do mundo, com forte investimento e incentivo em empreendedorismo”.