ANEME lança selo Trusted Exporter para ajudar exportações das empresas metalúrgicas e eletromecânicas

O lançamento do selo Trusted Exporter, um certificado de garantia de qualidade de exportação para as empresas portuguesas do sector metalúrgico e eletromecânico, será apresentado esta segunda-feira às 16h30, na Sala Macau da Fundação Oriente, em Lisboa, com a presença do Secretário de Estado da Economia, João Neves.

A certificação Trusted Exporter foi criada pela Associação Nacional das Empresas Metalúrgicas e Electromecânicas (ANEME) para ajudar as suas associadas a alavancar a forte vocação exportadora das mesmas.

Este é um setor que representa mais de 30% das exportações nacionais e exporta pelo menos 50% de toda a sua produção para mais de 200 mercados internacionais.

Este certificado foi essencialmente pensado para oferecer ao comprador estrangeiro uma garantia de que a empresa que apresenta o selo Trusted Exporter tem estratégia, experiência e resultados na realização de exportações. Essa capacidade é certificada pela Bureau Veritas, parceira da ANEME neste projeto e empresa certificadora independente com reconhecimento em cerca de 140 países.

Para as empresas nacionais, a certificação agora criada permite-lhes não só consolidar a sua imagem nos mercados exportadores já explorados como também constituir um facilitador para a exploração de novos mercados. Em conjunto com este processo de certificação, a ANEME manterá uma base de dados online, permanentemente atualizada, com informação sobre o significado do selo e dados das empresas certificadas para consulta pelas empresas estrangeiras compradoras.

Sublinha-se que o setor metalúrgico e eletromecânico representa cerca de 23.000 empresas e 240 mil trabalhadores.

Ler Mais