Android: A partir de agora a escolha do motor de busca padrão é apenas sua. Google curva-se perante UE e rivais

A Google vai cumprir a promessa que fez há dois anos, perante as autoridades europeias para a concorrência, e vai permitir que, caso o utilizador assim o escolha, as empresas rivais se possam tornar o motor de busca padrão em qualquer dispositivo com software Android.

“Estamos a fazer algumas alterações, de forma a que possam ser escolhidos gratuitamente outros motores de busca padrão no Android”, anunciou hoje Oliver Bethell, diretor do departamento da competitividade da Google.

A mudança entra em vigor já em setembro.

A Google esclareceu ainda que, no que toca à interface, os motores de busca mais utilizados vão aparecer em lista na parte superior do ecrã, sendo que os motores menos famosos (como um limite máximo de sete) vão estar elencados na parte inferior da “Home”.

Atualmente, o software Android opera em cerca de quatro quintos dos smartphones em todo o mundo. Em 2019, a gigante digital anunciou que todos os motores de busca que quisessem aparecer no software, como uma das hipóteses para motor de busca padrão, deveriam ir a um leilão nacional, moderado pela Google.

Em 2018, a Comissão Europeia impôs uma multa à gigante digital de 4,24 mil milhões de euros, com o fundamento de que a “Google se aproveitava de uma situação de monopólio, pelo facto de ser a empresa responsável por desenvolver o Android”, para limitar a instalação de motores de busca padrão de players rivais.

Ler Mais





Comentários
Loading...