Amazon injeta 3,8 mil milhões de euros no principal concorrente do ChatGPT
A Amazon anunciou um novo investimento de 4 mil milhões de dólares (3,8 mil milhões de euros) na startup de inteligência artificial Anthropic, reforçando sua posição na disputa com a OpenAI, criadora do ChatGPT.
Este é o segundo investimento do mesmo valor na Anthropic, após um primeiro no início de 2024, com um acordo que garantiu à startup o uso de data centers e chips de IA da Amazon Web Services (AWS) para as suas operações.
A parceria com a AWS foi destacada pela Anthropic como uma “confirmação” do compromisso com a Amazon, que se torna seu principal parceiro de formação e nuvem. A empresa pretende usar os chips de inteligência artificial desenvolvidos pela Amazon para aprimorar os seus modelos avançados, como os chatbots Claude, uma das famílias de IA mais potentes no mercado de geração de texto.
“A resposta dos clientes da AWS que estão a desenvolver aplicações de IA generativa com tecnologia Anthropic no Amazon Bedrock tem sido notável”, disse Matt Garman, CEO da AWS. “Ao continuar a implantar modelos Anthropic no Amazon Bedrock e colaborar com a Anthropic no desenvolvimento dos nossos chips Trainium personalizados, continuaremos a expandir os limites do que os clientes podem alcançar com tecnologias de IA generativa.”
“Este foi um ano de crescimento extraordinário para a Claude, e a nossa colaboração com a Amazon foi fundamental para levar os recursos da Claude a milhões de utilizadores finais em dezenas de milhares de clientes na Amazon Bedrock”, disse Dario Amodei, cofundador e CEO da Anthropic. “Estamos ansiosos para trabalhar com a Amazon para treinar e alimentar nossos modelos de IA mais avançados usando o AWS Trainium e ajudar a desbloquear todo o potencial da sua tecnologia.”
Além da colaboração com a Amazon, a Anthropic também mantém uma aliança com o Google, mas a Amazon está a intensificar esforços para se consolidar como a principal aliada da empresa. Ao integrar os modelos Claude nos seus serviços de IA da AWS, a Amazon procura expandir a sua oferta no crescente setor de inteligência artificial.