Altice tem de vender ONI e Cabovisão para ficar com PT Portugal
A Altice recebeu hoje luz verde da Comissão Europeia para a compra da PT Portugal, tendo imposto como remédios a venda dos seus actuais negócios portugueses ONI e Cabovisão.
De acordo com o comunicado da CE, «ao abrigo do Regulamento das Concentrações da UE, a proposta de aquisição do operador de telecomunicações português, PT Portugal, pela Altice, empresa multinacional no setor de cabo e de telecomunicações» foi aprovada, mas «a decisão depende do desinvestimento da Altice nos seus atuais negócios portugueses, a ONI e a Cabovisão».
A Altice já tinha proposto a venda destas duas operações para acelerar a aprovação.
A CE «temia que a entidade resultante da concentração se visse confrontada com uma pressão concorrencial insuficiente por parte das empresas remanescentes no mercado das telecomunicações fixas, o que poderia ter levado ao aumento de preços para os clientes».
Margrethe Vestager, comissária da UE responsável pela política da concorrência, referiu no comunica que «as telecomunicações desempenham um papel essencial» na sociedade digital. «O que pretendo é garantir que a concentração não leva ao aumento dos preços nem à redução da concorrência para os consumidores portugueses. Os compromissos propostos pelas partes respondem a esta preocupação», indicou.