Altice Portugal destinou 100 mil euros a projetos inovadores e anunciou novo prémio de excelência académica
A Altice Portugal revelou os vencedores do Altice International Innovation Award (AIIA) 2024, destacando-se os projetos inovadores nas áreas tecnológica e científica. Nesta edição, o AIIA premiou os melhores projetos em duas categorias: “Startup” e “INCLUI by Fundação Altice”, com um total de 100 mil euros em prémios.
Na categoria “Startup”, o prémio de 75 mil euros foi atribuído à Seedsight, uma startup que promete revolucionar a indústria com soluções avançadas de avaliação de qualidade de cereais e grãos. Já na categoria “INCLUI by Fundação Altice”, o projeto I can hear you, my son!/LYNX foi premiado com 25 mil euros, pela sua proposta de oferecer soluções de aparelhos auditivos acessíveis a pessoas com limitações auditivas, promovendo maior inclusão e acessibilidade através da tecnologia.
Além dos premiados, a cerimónia contou com a atribuição da Distinção Born from Knowledge (BfK) Awards, da Agência Nacional de Inovação (ANI), ao projeto N10GLED, distinguido pelo seu elevado impacto no mercado e com um prémio de 2.500 euros.
Esta 8ª edição do AIIA contou com a participação de 91 candidaturas de diversos países, incluindo Portugal, Luxemburgo, Irlanda, Estados Unidos, Alemanha, Polónia, Estónia, Espanha e Croácia.
Os projetos finalistas, em fase early-stage, focam-se em áreas como inteligência artificial, segurança cibernética, saúde digital, tecnologia assistida e comunicação quântica, com o objetivo de melhorar a vida das pessoas e transformar indústrias-chave, como saúde, educação, agronegócio e segurança.
Os projetos finalistas deste ano beneficiam ainda de apoio adicional, graças às parcerias com a Unicorn Factory Lisboa e a Startup Braga, que oferecem condições de incubação e angariação de capital.
Durante a cerimónia, foi também anunciado o lançamento do Reconhecimento Alcino Lavrador, uma nova iniciativa que homenageia os melhores alunos de mestrado e licenciatura nas áreas de Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE) e Science, Technology, Engineering and Mathematics (STEM). O prémio, no valor de 2.500 euros por aluno, visa celebrar o legado de Alcino Lavrador, antigo diretor-geral da Altice Labs, e reforça o compromisso da Altice Portugal com a excelência académica e a valorização de talentos emergentes.
A cerimónia contou com a presença de várias personalidades, incluindo Ana Figueiredo, Presidente Executiva da Altice Portugal, João Paulo Firmeza, Diretor Geral da Altice Labs, e Margarida Balseiro Lopes, Ministra da Juventude e Modernização, entre outros membros do júri, que marcaram presença para celebrar a inovação e o talento emergente.