Altice destinou 100 mil euros para premiar a inovação das startups portuguesas e dá a conhecer os vencedores
A 8.ª edição do Altice International Innovation Award (AIIA) recebeu um total de 91 candidaturas de diversos países, incluindo Portugal, Luxemburgo, Irlanda, EUA, Alemanha, Polónia, Estónia, Espanha e Croácia. Destas, foram selecionados seis projetos inovadores, distribuídos entre as duas categorias a concurso: “Startup” e “INCLUI” by Fundação Altice.
A competição, que oferece um montante total de 100 mil euros, visa premiar startups em fase de early-stage que se destacam por soluções tecnológicas ou iniciativas que promovem a inclusão digital e a acessibilidade. A categoria “Startup” contempla um prémio de 75 mil euros, enquanto a “INCLUI” by Fundação Altice destina 25 mil euros ao vencedor.
Finalistas da Categoria “Startup”
- EfpClinic: Através da inteligência artificial e diagnósticos remotos, a startup Enhanced Fertility pretende ajudar clínicas de fertilidade a otimizar decisões sobre diagnóstico, triagem e tratamento, aumentando a probabilidade de sucesso nos nascimentos.
- N10GLED: Focada na segurança das comunicações, esta empresa disponibiliza um sistema de distribuição de chaves quânticas (QKD) para garantir a proteção de dados a longas distâncias.
- Seedsight: Combina tecnologias avançadas, como dispersão de Rayleigh, IoT e inteligência artificial, para avaliar e monitorizar a qualidade de cereais e grãos, ajudando as empresas de moagem a otimizar processos e reduzir desperdícios.
Finalistas da Categoria “INCLUI” by Fundação Altice
- Designest: Desenvolve tecnologias educativas baseadas em investigação científica, focadas no apoio a pessoas com necessidades especiais, como o autismo.
- I can hear you, my son!/LYNX: Oferece soluções acessíveis de aparelhos auditivos, aproveitando dispositivos de consumo comum, como auriculares e smartphones, para ajudar pessoas com limitações auditivas, combatendo o isolamento e as fases iniciais da demência.
- Multiple Sclerosis Success: Esta startup oferece programas de bem-estar online para pessoas com esclerose múltipla, promovendo educação, apoio e recursos para ajudar os pacientes a manter um estilo de vida ativo e saudável.
Além dos prémios monetários, os vencedores da edição 2024 do AIIA terão a oportunidade de receber a Distinção Born from Knowledge, um prémio adicional de 2.500 euros, atribuído aos projetos nascidos a partir do conhecimento científico e tecnológico. Esta distinção é realizada em parceria com a Agência Nacional de Inovação (ANI).
O programa conta também com a parceria da Startup Lisboa e Startup Braga, que apoiarão a incubação dos projetos finalistas.
O júri desta edição é composto por personalidades de destaque no ecossistema tecnológico e empresarial, como Ana Figueiredo, CEO da Altice Portugal, Gil Azevedo, Executive Director da Unicorn Factory Lisboa, e João Paulo Firmeza, General Manager da Altice Labs, entre outros.