Alta velocidade: Mota-Engil enfrenta concorrência espanhola para a linha Lisboa-Porto

O consórcio liderado pela Mota-Engil e que conta com as construtoras portuguesas Teixeira Duarte, Casais, Alves Ribeiro, Conduril e Gabriel A.S. Couto terá concorrência espanhola no novo concurso para a alta velocidade.

Assim, a Acciona, FCC, Ferrovial e Sacyr estão de volta à corrida para garantir uma participação no que promete ser um dos maiores projetos de infraestrutura da Europa, de acordo com o ‘elEconomista’.

Após o insucesso da Sacyr na tentativa de apresentar uma proposta para o primeiro troço (entre Porto e Aveiro), em que a sua oferta foi invalidada devido a problemas de viabilidade financeira, as construtoras espanholas renovam agora o seu interesse. A competição para o segundo troço da alta velocidade está marcada para janeiro de 2025, e as expectativas são altas devido a ajustes nas condições económicas para atrair mais participantes.

O desenvolvimento da linha será feito em três fases, com o custo total do projeto estimado em 8 mil milhões de euros, significativamente superior ao valor inicialmente calculado.

Entre as empresas que se preparam para participar no novo concurso estão a Sacyr, que mantém a sua aliança com as portuguesas DST e ACA Engenharia, e uma joint venture formada por Acciona, FCC e Ferrovial. Além dessas, o consórcio liderado pela Mota-Engil, que já participou do concurso anterior, pode voltar a competir. Outras empresas como a Ascendi, que se associou à italiana Webuild e à andaluza Azvi no passado, também mostram interesse, embora ainda não haja confirmações definitivas sobre novas parcerias.






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