Alpes italianos dão ordem de evacuação devido a ameaça de avalanche

Courmayeur, uma comuna italiana dos Alpes, ordenou a dezenas de residentes e turistas que evacuassem o território, esta quinta-feira, devido ao risco de um glaciar do Mont Blanc que ameaça desabar, graças às temperaturas mais quentes.

Devido ao elevado risco de avalanche, várias estradas foram encerradas e o acesso pedonal é estritamente proibido. Um centro desportivo local deve ser utilizado como abrigo temporário.

Segundo as autoridades locais, uma parte de aproximadamente 500 mil metros cúbicos ameaça soltar-se do Glaciar Planpincieux.

Para agravar o risco, as previsões apontam para que França, que partilha o Mont Blanc com a Itália, registe nos próximos dias uma onda de calor, com temperaturas a rondar os 39°C, previstas já para este sábado no leste do país.

Segundo o Centro de Investigação para Ecossistemas Alpinos (CREA na sigla em inglês), ao longo do século XX as temperaturas nos Alpes europeus subiram 2°C – acima da média francesa que foi de 1,4°C.

Em Setembro e Outubro de 2019, uma ‘fatia’ de 250 mil metros cúbicos do Glaciar Planpincieux já tinha ameaçado colapsar.

Ler Mais