Alibaba Group canaliza mil milhões de dólares para apoio a startups na Ásia
O Alibaba Group comprometeu-se, através da divisão de cloud computing, a canalizar mil milhões de dólares (821 mil milhões de euros) para apoiar startups na Ásia, naquele que será um dos seus maiores gastos desde que a gigante tecnológica se comprometeu a aumentar as despesas e a ultrapassar uma investigação antitrust em casa, segundo a Bloomberg.
O montante global visa o financiamento inicial do Projecto AsiaForward, que envolve 100 mil criadores e startups de tecnologia nos próximos três anos, revelou a empresa numa nota emitida esta terça-feira.
A empresa pretende constituir uma reserva de talentos de um milhão de pessoas, fornecendo formação aos promotores, bem como ligar os empresários com capital de risco e outras oportunidades.
No mês passado, a empresa anunciou que vai investir todos os lucros líquido das vendas em áreas como a tecnologia e o comércio eletrónico, depois de os reguladores antitrust chineses terem imposto uma multa recorde de 2,30 mil milhões de euros, que levou a empresa ao seu primeiro prejuízo trimestral em nove anos.
Os gigantes tecnológicos chineses de Alibaba a Tencent Holdings Ltd. e Meituan comprometeram-se todos a aumentar drasticamente as despesas, uma vez que a repressão de Pequim sobre a indústria obriga as empresas a encontrar novos motores de crescimento.
“Estamos a assistir a uma forte procura de tecnologias nativas das nuvem em tecnologias emergentes em toda a região, desde o comércio eletrónico e plataformas logísticas a fintech e entretenimento online”, explicou Jeff Zhang, presidente da Alibaba Cloud Intelligence.
O negócio da nuvem do Alibaba, baseado na Amazon Web Services, cresceu a partir das necessidades da sua enorme operação de compras online, para se tornar num dos maiores motores de crescimento do gigante do comércio eletrónico. Contudo, a sua expansão está a abrandar dada a concorrência da Tencent and Huawei Technologies Co.