Aliança Rússia-Irão alerta Ocidente: Moscovo pode ter partilhado segredos nucleares no acordo com Teerão
O Ocidente está alarmado com a possibilidade de a Rússia ter partilhado segredos nucleares com o Irão em troca dos mísseis para usar na Ucrânia: de acordo com os britânicos do ‘The Guardian’, este foi mesmo um dos principais assuntos discutidos na reunião entre Joe Biden, presidente americano, e Keir Starmer, primeiro-ministro britânico.
A hipótese foi avançada pelo secretário de Estado americano, Antony Blinken, na semana passada, avisando que a crescente cooperação militar entre Moscovo e Teerão era “uma estrada de dois sentidos”, pelo que os russos poderão estar a partilhar tecnologia nuclear com o Irão em troca do fornecimento de mísseis.
O Irão, recorde-se, tem capacidade para enriquecer urânio: no entanto, não terá ainda a capacidade tecnológica para construir uma bomba nuclear, destacou a Agência Internacional de Energia Atómica.
Recorde-se que os Estados Unidos denunciaram, na semana passada, que Teerão enviou centenas de mísseis balístico Fath-360, com um alcance de cerca de 120 km, que poderão ser usados para atacar a Ucrânia “nas próximas semanas”.
A Rússia anunciou, no passado dia 10, a assinatura de um novo acordo-quadro com o Irão, que foi sujeito a uma nova ronda de sanções ocidentais devido ao fornecimento de mísseis balísticos a Moscovo. “Esperamos a rápida assinatura de um novo acordo-quadro interestatal”, disse Sergei Shoigu, secretário do Conselho de Segurança russo, durante uma reunião com o seu homólogo iraniano, Ali Akbar Ahmadian, em São Petersburgo.
Shoigu, citado pela agência Interfax, especificou que as partes estão a concluir os procedimentos antes da assinatura do documento pelos presidentes dos dois países.
O ex-ministro da Defesa russo acrescentou que Moscovo pretende aumentar a cooperação entre os conselhos de segurança de ambos os países e continuará a implementar os acordos alcançados “ao mais alto nível”.
Ucrânia: Rússia e Irão vão firmar novo acordo de cooperação apesar de sanções ocidentais