Alemanha reforça controlo de fronteiras com a Polónia, República Checa e Suíça para combater tráfico humano e imigração ilegal

A Alemanha vai começar a reforçar (ainda mais) o controlo de fronteiras coma a Polónia, República Checa e Suíça, num esforço contínuo de limitar a quantidade de migrantes que entram no país, de forma ilegal ou em busca de asilo, no que Berlim descreve como medidas de combate ao tráfico humano.

A ministra alemã do Interior Nancy Faeser, anunciou esta segunda-feira que notificou a Comissão Europeia dos seus controlos internos de fronteira como uma forma “de acelerar a luta contra o tráfico de seres humanos e limitar a migração irregular”.

Os novos postos de controlo entrarão em funcionamento esta segunda-feira e manter-se-ão em atividade pelo menos durante 10 dias, com possibilidade de período de extensão até 2 meses.

“O negócio dos traficantes de pessoas está a tornar-se cada vez mais brutal e sem escrúpulos. É necessário tomar todas as medidas possíveis para parar com este exploração cruel da vida das pessoas”, lamentou a governante.

Recorde-se que, no mês passado, a Alemanha já tinha anunciado que passaria a patrulhar conjuntamente as fronteiras com elementos das polícias da Polónia e República Checa.

Segundo o Governo alemão, a polícia já detetou este ano mais de 98 mil entradas não-autorizadas na Alemanha, um aumento face às 92 mil registadas em 2022.

 

Ler Mais