Alemanha espera ter vacina contra a Covid-19 só na primavera do próximo ano

A Alemanha não espera que uma vacina contra o novo coronavírus esteja disponível antes do primeiro trimestre de 2021, de acordo com uma cópia da estratégia nacional de vacinação a que a agência Reuters teve acesso, esta segunda-feira.

O documento de 15 páginas do Ministério da Saúde alemão estabelece sete potenciais vacinas que se espera que completem os testes este ano ou no próximo. Quando estiverem disponíveis em quantidades suficientes é iniciada uma campanha de vacinação a nível nacional para os grupos prioritários.

As vacinas em causa estão a ser desenvolvidas pela AstraZeneca, BioNTech e do seu parceiro Pfizer, Moderna e Novovax, Johnson & Johnson, GlaxoSmithKline e ainda CureVac.

“Assumindo que uma relação favorável risco-benefício pode ser confirmada, as primeiras aprovações são esperadas, no mínimo, no primeiro trimestre de 2021”, indica o documento.

A Alemanha prevê a criação de centros de vacinação centralizados para inocular grupos prioritários em primeira instância, que serão apoiados por equipas móveis. O governo alemão vai cobrir o custo das vacinas, enquanto a criação dos centros será suportada pelos estados e pelas seguradoras de saúde públicas e privadas.

De acordo com o plano alemão, espera-se que os fabricantes entreguem as vacinas nos centros de distribuição em frascos com várias doses sem as seringas e cânulas, bem como o solvente necessário para a vacinação. Devem ser os estados a adquirir estes objetos.

Para obter uma visão geral sobre a eficácia das vacinas, a Alemanha vai recolher dados não pessoais incluindo informação sobre idade, sexo, local de residência, data de vacinação, produto vacinal e dose de vacinação administrada.

Ler Mais





Comentários
Loading...