Alemanha diz que fuga em central nuclear pode pôr em risco segurança energética do país
O Ministério do Ambiente da Alemanha informou esta segunda-feira que existe uma fuga na central nuclear Isar 2, de acordo com alerta feito pelo próprio operador das instalações. Apesar de não haver riscos para a segurança, Berlim receia que a falha possa dificultar os seus planos para assegurar a segurança energética do país.
Avança o governo germânico, citado pela ‘Reuters’, que se estima que seja necessária uma semana para reparar as instalações, obrigando a que a central esteja desligada durante todo esse tempo, sem produzir energia.
A Isar 2 está situada no estado da Bavaria, no sul da Alemanha, e deveria ser permanentemente desligada até ao final deste ano, de acordo com a estratégia alemã para progressivamente abandonar a energia nuclear.
Contudo, a guerra da Rússia contra a Ucrânia, e o estrangulamento energético que dela derivou, veio alterar os planos, e Berlim decidiu prolongar até ao final de 2023 a vida útil de duas das três centrais nucleares que restam no país. Contudo, essas centrais só deverão entrar em funcionamento caso o governo decida que só conseguirá garantir a segurança energética recorrendo ao nuclear.
O Ministério do Ambiente alemão afirmou que, em conjunto com a área da Economia, está a ser analisada a nova situação e que implicações poderá a suspensão da Isar 2 ter para o plano de segurança energética do país.