Alemanha bate recorde demográfico. Refugiados ucranianos fazem população chegar aos 84 milhões

Entre o fim de 2021 e junho deste ano, a população da Alemanha aumentou em 843 mil pessoas, perfazendo um total superior a 84 milhões, o maior número de sempre.

De acordo com informações avançadas esta terça-feira pelo Gabinete de Estatísticas alemão, o país registou um crescimento demográfico de 1%. Apesar de poder parecer pouco, em 2021, esse crescimento foi somente de 0,1%.

Os dados indicam que o aumento do número de pessoas que vivem na Alemanha foi significativamente impulsionado pelos refugiados ucranianos que chegaram ao país no primeiro semestre do ano. As estimativas apontam para que cerca de 750 mil ucranianos que fugiram da guerra tenham entrado na Alemanha entre janeiro e junho.

Assim, nesse período, entraram na Alemanha 501 mil mulheres e meninas ucranianas em busca de refúgio, sendo que, por outro lado, deram entrada nesse país cerca de 248 mil homens e meninos. A diferença entre os dois sexos é expressiva, mas deve recordar-se que desde que a guerra começou, e ao abrigo da declaração da lei marcial, a Ucrânia proibiu a saída de homens entre os 18 e os 50 anos de idade, para que pudessem servir nas forças de resistência à ocupação russa.

Explica a ‘Euronews’ que 1992 a Alemanha experienciou um fenómeno de crescimento demográfico semelhante, quando a queda da União Soviética e do muro de Berlim unificaram o país, acrescentando à população alemã ocidental mais 700 mil pessoas.