Alegações de Donald Trump sobre roubo nas eleições presidenciais “pode levar a uma guerra civil”, avisa político americano

O representante republicano de Illinois e crítico de Donald Trump, Adam Kinzinger, revelou acreditar que os Estados Unidos podem estar à beira de uma guerra civil se o antigo presidente convencer um número suficiente de pessoas sobre o resultado eleitoral de 2020 poder ter sido roubado.

“Se a eleição foi ilegitimamente roubada, ficaria muito irritado”, explicou Kinzinger, em declarações à ‘CNN’ na passada 2ª feira. “Viola tudo o que jurei defender. Mas se se convencer um certo número de pessoas, e não está muito distante… e pensar que um dia, alguma milícia surge num lugar para fazer algo, depois uma contramilícia, e é nesse ponto que termina em guerra civil”, frisou, acrescentando que acredita que a guerra civil “é uma possibilidade real”.

O congressista de Illinois, que não está a concorrer à reeleição este ano, observou que teria dito que não havia “qualquer chance” de uma guerra civil há um ano. “Mas percebi que, quando não nos vemos como compatriotas americanos, quando começamos a separar-nos em identidades culturais, quando começamos basicamente a desistir de tudo em que acreditamos para podermos fazer parte de um grupo… e quando há líderes que veem e abusam dessa fidelidade desse grupo para fins violentos, como vimos a 6 de janeiro, seria ingénuo pensar que não seria possível”, explicou.

“Podemos ter diferenças como esquerda e direita, mas temos de superar essas diferenças porque a nossa sobrevivência básica está em jogo, a sobrevivência básica desta democracia”, acrescentou.