Airbus A330 descolou de Beja e atravessou Espanha em linha reta: internautas surpreendidos com ‘avião misterioso’
Um Airbus A330, operado pela Hi Fly Malta, que descolou do Aeroporto de Beja no passado dia 5, causou estupefação entre os curiosos da aviação pela trajetória de voo seguida.
Nos últimos anos, as consultas online sobre a situação dos voos têm aumentado: alguns estão curiosos para saber que aviões estão em cima deles num determinado momento, outros recorrem aos motores de busca para dar substância a uma qualquer conspiração infundada.
Assim, um voo em particular levantou dúvidas e suspeitas entre os internautas – o Airbus A300, que saiu do Alentejo sem destino especificado. Como pode ser visto nas imagens do ‘Flightradar24’, partilhada na rede social ‘X’, nos primeiros minutos da viagem o avião virou e tomou uma direção totalmente reta – algo que não costuma acontecer. De acordo com o relato dos controladores, o itinerário foi alterado na hora com o objetivo de economizar “80 ou 90 milhas náuticas” (entre 148 e 166 quilómetros).
Vuelo saliendo de Portugal con status de ayuda humanitaria. Le recortamos la ruta en lo posible coordinando los ACC de Madrid y Barcelona, volando directo dentro del espacio aéreo español, lo que supone ahorro de alrededor de 80/90 millas náuticas respecto a la ruta de plan de… pic.twitter.com/6N0nifE0sN
— 😉Controladores Aéreos 🇪🇸 (@controladores) February 5, 2024
Esta alteração, segundo o relato, poderá dever-se ao facto de o avião ter estatuto de ajuda humanitária, o que permite que estes voos “fiquem isentos de regulamentações aéreas que possam afetar a sua rota e atrasá-los”.