«Ainda estamos relativamente longe de podermos considerar os grupos de maior risco devidamente protegidos»

Até ao final de março, o Governo espera que mais de 80% das pessoas com mais de 80 anos estejam totalmente vacinadas. «Podemos assegurar o cumprimento da meta de ter a vacinação integral de todos os maiores de 50 anos, mas com menos de 65 anos, e que tenham comorbilidades associadas», garante o primeiro-ministro.

Porém, ficará pelo caminho o objetivo de vacinação do número suficiente de pessoas do grupo de risco entre os 65 e os 79 anos com comorbilidades associadas. Isto devido ao facto de a vacina da AstraZeneca não ser recomendada para maiores de 65 anos.

«Ainda estamos relativamente longe de podermos considerar os grupos de maior risco devidamente protegidos por via vacinação», alerta António Costa, após Conselho de Ministros.

Além da questão da AstraZeneca, o problema estará também no incumprimento da entrega de vacinas por parte das farmacêuticas, que obriga a um ajuste do plano de vacinação.

Recorde-se que o 12.º estado de emergência em Portugal foi aprovado esta quinta-feira na Assembleia da República, entrando em vigor à meia-noite da próxima terça-feira, dia 2, até ao dia 16 de março. Isto significa que os portugueses continuarão a ter o dever geral de recolhimento domiciliário e que as atividades suspensas desde 15 de janeiro deverão continuar de portas fechadas ou a respeitar as limitações impostas.






Comentários
Loading...