Ainda aponta o telemóvel ao céu em busca de rede? Esta aplicação poupa-o a constrangimentos

A Anacom (Autoridade Nacional de Comunicações) lança esta segunda-feira o “tem.REDE?” – uma aplicação que fornece informação sobre a cobertura das redes dos operadores móveis no território nacional. Permite a qualquer utilizador saber onde é que os operadores têm cobertura para disponibilizar serviços móveis de Voz, SMS e MMS e de internet móvel no território nacional.

Trata-se de uma ferramenta que permite ver – antes de comprar ou arrendar uma casa ou antes de escolher o local de férias, por exemplo – se o local em causa tem rede e com que operadores. É também um importante instrumento de promoção de concorrência, já que permite monitorizar e comparar a situação dos vários operadores.

Fica disponível esta segunda-feira para todos os utilizadores. Permite conhecer toda a informação de rede móvel a nível nacional, conforme indicou o Presidente do Conselho de Administração da Anacom, João Cadete de Matos, na sessão de apresentação da nova ferramenta. Trata-se, assim, de uma fonte de informação adicional sobre a cobertura do território no que toca a redes móveis.

Permite ainda verificar se é possível fazer uma chamada sem interrupções ou interferências, enviar SMS ou MMS ou usar a Internet para fazer chamadas de voz ou vídeo, navegar, fazer streaming vídeo e música, e jogar online.

Segundo a Anacom, é a primeira aplicação deste tipo em Portugal, que fica disponível no site e no Portal do Consumidor da Anacom. Para a utilizar, basta escolher o respetivo operador (Meo, Nos ou Vodafone), inserir o local e selecionar qual o serviço que pretende verificar. As legendas indicam o resultado.

O serviço de Voz, SMS e MMS está tipificado em coberturas 2G e 3G em:

  • Muito Boa;
  • Boa;
  • Aceitável;
  • Limitada; e Não disponível.

O serviço de Dados móveis 3G está tipificado em coberturas:

  • Banda Larga Rápida 3G;
  • Banda Larga Básica 3G;
  • Acesso Limitado a dados 3G;
  • Não disponível.

O serviço de Dados móveis 4G está tipificado em coberturas:

  • Banda Larga Muito Rápida 4G;
  • Banda Larga Básica 4G;
  • Acesso Limitado a dados 4G;
  • Não disponível.

O “tem.REDE?” é uma iniciativa incluída no programa SIMPLEX e conta com a participação dos operadores Meo, Nos e Vodafone. A versão para o computador já está disponível e otimizada para tablets. A app, para o telemóvel, está em desenvolvimento.

Na sessão de apresentação, a Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, referiu a contribuição do “tem.REDE?” para a coesão territorial “É importante assegurar o mais rapidamente possível uma vasta rede, que, por sua vez, é crucial para a coesão social e territorial, valorização dos territórios do interior, estímulo da atividade económico e emprego”, disse na conferência, à qual a Executive Digest assistiu.

Já o Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, João Torres, mencionou a relevância da ferramenta para os consumidores. “É fundamental não perder a ambição de trazer o consumidor para o centro deste modelos de negócios – são eles que agilizam e dinamizam a procura que naturalmente estimamos”, sublinhou.

Por último, o Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Hugo Santos Mendes, disse que era necessário “garantir que o ‘tem.REDE?’ tem futuro”. “É ainda um projeto inacabado. Há, por isso, um desafio para não defraudar as expetativas dos cidadãos e dos decisores políticos. Os utilizadores terão de manter a informação atualizada, a Anacom terá de estar atenta e intervir sempre que necessário. Há uma responsabilidade conjunta de garantir que o projeto evolui”, concluiu.

A informação disponibilizada é da exclusiva responsabilidade dos operadores móveis, uma vez que são eles que atualizam os dados no “tem.REDE?”.

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