AIIB integra mais 25 países
O Asian Infrastructure Investment Bank (AIIB), liderado pela China, vai reforçar a sua formação com 25 novos membros, provenientes dos continentes africano, europeu e americano. Segundo Jin Liqun, presidente do banco de investimento, a expansão do número de participantes deverá ajudar a impulsionar o empréstimo por parte da organização.
O AIIB, criado no ano passado, estará dotado com 100 mil milhões de dólares (93 mil milhões de euros), de acordo com o Financial Times. Conta, actualmente, com 57 shareholders fundadores.
O objectivo da integração de novos membros será elevar a organização a um novo patamar mundial, numa altura em que o novo presidente dos Estados Unidos da América está centrado no mercado interno. «A China tem de fazer algo que ajude a torná-la conhecida como líder responsável», declara Jin Liqun, citado pela mesma publicação.
Irlanda, Canadá, Etiópia e Sudão são alguns dos nomes apontados como fazendo parte da nova leva de 25 países, que deverão juntar-se ao AIIB já este ano. Danny Alexander, vice-presidente do banco de investimento, garante ainda que a porta está aberta a outros países, criando uma oportunidade para também os EUA e Japão de juntarem, caso mostrem interesse.