Água mineral é 50 vezes mais cara na Noruega do que no Líbano

A garrafa de meio litro de água mais cara do mundo encontra-se em Oslo, na Noruega, onde custa normalmente 1,52 euros – 194,90% acima da média mundial. Por outro lado, a cidade onde custa menos, apenas 3 cêntimos, fica em Beirute, no Líbano.

Três cidades norte-americanas seguem a capital norueguesa em termos do preço de uma garrafa de água: Virginia Beach (onde custa 1,31 euros), Los Angeles (1,27 euros) e Nova Orleães (1,22 euros). Segue-se Estocolmo, na Suécia, onde uma garrafa de meio litro custa 1,21 euros.

Na lista dos dez países do mundo onde as garrafas de água são mais caras está também Baltimore, nos Estados Unidos (1,21 euros), Tel Aviv, em Israel (1,08 euros), Praga, na República Checa (1,07 euros), e Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e Hong Kong, na China, onde as garrafas custam em média 1,05 euros.

Os dados são de um estudo realizado pela plataforma de reservas turísticas Holidu, que decidiu analisar uma despesa básica que as pessoas têm quando visitam uma cidade. Para tal, foram selecionadas 120 cidades em todo o mundo e comparados os preços de várias garrafas de água em, pelo menos, dois supermercados em cada uma das cidades.

Já as dez cidades onde a água engarrafada é mais barata são Beirute (Líbano), Bangalore (Índia), Accra (Gana), Lagos (Nigéria), Bruxelas (Bélgica), Istambul (Turquia), Santo Domingo (República Dominicana), Al Kuwayt (Kuwait), Cidade de Ho Chi Minh (Vietname) e Jacarta (Indonésia). Estas cidades têm os preços mais baixos da tabela, entre os 3 e os 18 cêntimos.

Em termos de preços da água engarrafada, Lisboa ocupa a 92.ª posição entre as 120 cidades analisadas (custa 37 cêntimos).

Foi também estudado o custo médio da água da torneira em cada cidade. Mais uma vez, quem vive em Oslo paga mais por este tipo de água – 212,24% acima da média mundial, seguido por São Francisco, nos EUA (+183,60%) e Wellington, na Nova Zelândia (+173,23%).

Já os cidadãos de Riade, na Arábia Saudita, pagam menos, 98,17% abaixo do preço médio, seguidos pelo Cairo, no Egito (-96,30%) e Karachi, no Paquistão (-95,71%).

Innsbruck, na Áustria, tem a pontuação mais alta para a qualidade da água da torneira, seguida de Helsínquia, na Finlândia, e Viena, na Áustria. Pelo contrário, Lagos, na Nigéria, tem a classificação mais baixa, seguido de Karachi, no Paquistão, e Dakar, no Senegal.

Ler Mais





Comentários
Loading...