Agricultores polacos bloqueiam autoestrada na fronteira com a Alemanha

Os agricultores polacos bloquearam a autoestrada A2, na fronteira com a Alemanha, em protesto contra as regulamentações da União Europeia e contra as importações de alimentos baratos da Ucrânia.

Os agricultores de toda a Europa protestam há semanas contra as restrições impostas pela União Europeia para combater as alterações climáticas, bem como contra os aumentos dos custos – consideram mesmo ser concorrência desleal vinda de fora da UE, especialmente da Ucrânia.

Os agricultores polacos planeavam bloquear a passagem de Swiecko com a Alemanha até ao início da tarde, garantiu Adrian Wawrzyniak, porta-voz do sindicato dos agricultores Solidariedade. “Até onde eu sei, também há agricultores alemães do lado alemão, a passagem está bloqueada de ambos os lados”, frisou.

“Esta é uma demonstração de solidariedade comum, que tanto os agricultores polacos como os alemães não permitirão que estes produtos da Ucrânia continuem a entrar no mercado europeu. É uma causa comum”, indicou – para esta terça-feira está marcado um grande protesto na capital polaca, Varsóvia, convocado pelos sindicatos de agricultores.

O primeiro-ministro Donald Tusk e o presidente Andrzej Duda afirmaram, esta segunda-feira, que os problemas dos agricultores precisavam de ser resolvidos a nível da UE. “A Polónia é o primeiro país da UE (na fronteira com a Ucrânia), mas na verdade é um problema da UE como um todo, da agricultura da UE como um todo, e deve ser considerado neste contexto”, disse Tusk. “A UE deve permanecer firme e resolver esta questão a nível europeu, incluindo apoiar os agricultores polacos.”