Aeroporto em Alcochete vai forçar construção de nova travessia do Tejo e desviar linha ferroviária de alta velocidade para margem sul do Tejo

A escolha do novo aeroporto em Alcochete vai obrigar a desviar a linha ferroviária de alta velocidade para a margem sul do Tejo: para isso é necessário construir uma nova ponte, a terceira travessia do Tejo, que vai tornar-se uma peça imprescindível para servir o novo aeroporto.

Assim, um passageiro que entre na estação ferroviária de Campanhã, no Porto, rumo a Lisboa, terá de entrar na capital passando pelo Barreiro até Chelas – o sentido inverso será percorrido por quem entrar em Santa Apolónia ou Oriente, que terá de passar por Alcochete para chegar à Invicta.

De acordo com o jornal ‘Público’, o novo traçado da linha de alta velocidade terá um custo idêntico ao proposto para a margem direita do Tejo, tornando, no entanto, a viagem entre 5 e 10 minutos mais longa.

Embora Alcochete possa prescindir, numa primeira fase, de uma ligação ferroviária, a sua passagem a aeroporto único vai forçar a construção de uma nova travessia do Tejo – uma obra que deverá custar cerca de mil milhões de euros, conforme a configuração escolhida para a ponte.

A ponte Chelas-Barreiro já está prevista no Plano Ferroviário Nacional, sendo considerada a “peça mais importante em falta na rede ferroviária” do país e o “investimento com maior impacto positivo nas ligações de Lisboa ao Alentejo e ao Algarve’. É também essencial para ser porta de entrada e saída da ligação Lisboa-Madrid, assim como vai permitir potenciar o transporte de mercadorias, uma vez que não terá os constrangimentos de capacidade e limitação de peso dos comboios sentidos na Ponte 25 de Abril.

A nova linha de alta velocidade não vai sofrer, para já, alterações: a primeira fase do projeto diz respeito ao troço Porto-Soure, que implica um investimento de 3 mil milhões de euros, sendo que em janeiro vai ser lançado o concurso público. A segunda fase do projeto, entre Soure e Carregado, não vai sofrer alterações, sendo que a última fase terá necessariamente um traçado diferente.

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