Administração Trump pressiona OMC para aumentar taxas cobradas pelos EUA
A administração Trump anunciou que irá exigir reformas no seio da Organização Mundial do Comércio (OMC) para corrigir o que defende serem anos de tratamento desleal aos Estados Unidos.
O anúncio foi feito esta quarta-feira pelo representante norte-americano do Departamento do Comércio, Robert Lighthizer, que alertou para a necessidade de alterações urgentes nas tarifas determinadas pela OMC, de modo a reflectir melhor as actuais realidades económicas. «Muitos países com economias grandes e desenvolvidas» têm, segundo Lighthizer, citado pela “Reuters”, taxas «muito superiores às cobradas pelos Estados Unidos».
Há anos que a administração Trump se queixa de alegado favorecimento da OMC a outros países, designadamente a China, em detrimento dos Estados Unidos. No ano passado, o Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou mesmo retirar o país da instituição, que qualificou de «caduca» durante a campanha eleitoral que o conduziu à Casa Branca.
Em 2018, Trump também ameaçou retirar-se da OMC, alegando que os Estados Unidos vinham sendo maltratados durante anos.
O atual presidente da OMC, recorde-se, é o brasileiro Roberto Azevêdo, que já anunciou a saída antecipada do cargo antecipadamente em Agosto.