Adeus gasolina? Motor revolucionário de combustão de empresa europeia queima hidrogénio e injeta água sem emissões poluentes

As medidas ambientais mais apertadas na Europa têm promovido o desenvolvimento de alternativas de mobilidade para além do carro elétrico: nesta altura, o hidrogénio é a opção mais bem posicionada no setor automóvel. Nos últimos meses, têm surgido vários desenvolvimentos que utilizam o hidrogénio num motor de combustão interna como solução sem emissões poluentes.

A empresa austríaca AVL Racetech, que colabora com o mundo da Fórmula 1 e NASCAR, anunciou um motor turboalimentado a hidrogénio com excelente desempenho: este último é o mais notável porque até ao momento era muito difícil queimar hidrogénio com uma mistura rica o suficiente para oferecer um bom desempenho, indicou o jornal ‘El Español’. “A AVL Racetech está a banir esse preconceito”, revelou, em comunicado. “Nos últimos meses, o departamento de automobilismo da AVL desenvolveu um motor inovador a hidrogénio em colaboração com o laboratório húngaro HUMDA.”

O motor é um protótipo de motor turbo com 2.000 centímetros cúbicos de cilindrada, que pode atingir uma densidade de potência de 205 CV por litro: ou seja, uma potência total gerada de 410 CV, semelhante a qualquer motor de combustão a gasolina de competição.

O segredo do sucesso do AVL é um sistema “inteligente” de injeção de água, para moderar e melhorar a combustão nos cilindros do motor. Especificamente, a água é borrifada na admissão para “evitar a ignição prematura indesejada, que pode danificar o motor”.

Essa mudança garante que, na fase de combustão, todo o combustível seja queimado no tempo indicado, o que amplia a confiabilidade do propelente. “A relação ar-combustível é 1”, revelou a empresa, ou seja, uma combustão estequiométrica, que utiliza a quantidade certa de oxigénio para ser realizada e assim tornar-se um processo mais eficiente.

Em termos de especificações técnicas, os 410 CV alcançados no banco de testes são atingidos às 6.500 rotações por minuto, enquanto o torque máximo de 500 Nm é alcançado entre 3.000 e 4.000 rotações – número superiores aos que haviam estimado quando apresentaram o projeto no ano passado.

“No final de 2022, anunciámos pela primeira vez que trabalharíamos num motor de corrida de 2 litros movido a hidrogénio com combustão estequiométrica e injeção de água”, referiu Paul Kapus, chefe de desenvolvimento de motores de ignição da AVL.

“Os resultados obtidos pelo nosso motor de corrida a hidrogénio confirmam que podemos oferecer um pacote extremamente competitivo com esta tecnologia”, indicou Ellen Lohr, diretora de desportos motorizados da AVL. “O objetivo da AVL Racetech é levar o automobilismo a um futuro sustentável.”

Do outro lado do Oceano Atlântico, a Toyota registou uma patente nos Estados Unidos para um motor de combustão que incorpora um novo sistema de refrigeração. Propõe a utilização de válvulas de injeção de água para arrefecer as altas temperaturas geradas pelo hidrogénio durante a sua combustão.

O projeto conta com um par dessas válvulas em cada cilindro para introduzir o elemento líquido como refrigerante nos diferentes orifícios de admissão.

Para garantir um controlo preciso deste sistema de refrigeração, a Unidade de Controlo Eletrónico (ECU) será responsável pela gestão de todos os parâmetros do motor: os dados dos sensores para controlar a combustão, o combustível, as rotações e as emissões. Este cérebro digital será responsável por monitorizar o estado de funcionamento do veículo em todos os momentos e assim determinar a quantidade de água que deve ser injetada no motor a cada momento.

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