Actividade económica estabiliza em Junho

O indicador de actividade económica estabilizou em Junho, depois de quatro meses consecutivos em desaceleração, divulgou esta terça-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Dados da síntese económica de conjuntura do INE mostram que, o indicador de actividade económica fixou-se nos 1,9%, em Junho, enquanto o indicador de clima económico, «diminuiu ligeiramente» de 2,4% para 2,3% em Julho.

Por sua vez, o indicador quantitativo do consumo privado desacelerou em Junho, reflectindo «um contributo positivo menos expressivo da componente de consumo corrente». No mesmo sentido, também o indicador de Formação Bruta de Capital Fixo (investimento) diminuiu nesse período, devido «aos contributos positivos menos intensos das componentes de construção e máquinas e equipamentos». 

Considerando a actividade económica da óptica da produção, verificou-se uma quebra no volume de negócios na indústria, «retomando o perfil descendente observado desde Julho de 2018», refere o INE.

O gabinete de estatísticas nacional aponta ainda um abrandamento do índice de volume de negócios nos serviços, que desacelerou entre Março e Junho, e do índice de produção da construção, que também abrandou em Junho, após uma «ligeira aceleração» em Maio.

Na zona euro, em Julho, o INE afirma que o indicador de confiança dos consumidores cresceu, enquanto o indicador de sentimento económico esteve em queda.

Ler Mais