“Acordos primitivos”: Gabinete de Zelensky arrasa sugestão de Trump de que Ucrânia deve ceder territórios à Rússia

Donald Trump considerou, esta quarta-feira, que a Ucrânia terá de ceder territórios à Rússia ara acabar com o conflito entre os dois países e a Presidência ucraniana não tardou a responder ao ex-líder norte-americano.

Nas redes sociais, a resposta partiu de Mykhailo Podolyak, conselheiro de Zelesky e assessor do chefe do Gabinete do Presidente, que sublinha que é uma questão de respeito da soberania ucraniana e que aceder às pressões de um Estado agressor, só vão provocar novos episódios de agressão.

“Acordos primitivos de ‘território em troca de paz’ invariavelmente levam apenas à escalada do conflito, e às fases seguintes da guerra. Qualquer concessão ao agressor necessariamente provoca-o a uma forte expansão de atos agressivos, ao crescimento de apetites de agressão e ao desejo de anular demonstrativamente o direito internacional”, escreveu Podolyak.

Recorde-se que Donald Trump falou sobre o caso da rebelião do Grupo Wagner e considerou que Putin “saiu um pouco enfraquecido” do episódio.

O republicano, que é candidato na corrida à Casa Branca, não afasta que a Ucrânia “tenha de ceder territórios à Rússia para acabar com a guerra”.

“Acho que eles deviam manter a maior parte do território que ganharam, e acho que a Rússia concordaria com isso. è preciso o mediador certo, e não temos isso agora”, apontou Trump, que várias vezes se tem ‘oferecido’ para mediar negociações de paz entre a Ucrânia e a Rússia.

Ler Mais





Comentários
Loading...