Ações da Volkswagen e Porsche disparam. Possível IPO da Porsche pode elevar avaliação até 900 mil milhões de euros
A construtora alemã Volkswagen anunciou esta terça-feira que se encontra em negociações avançadas com a holding company Porsche Automobil Holding SE sobre o possível lançamento de uma oferta pública inicial (IPO) de ações da fabricante de carros desportivos.
A Volkswagen anunciou em comunicado que negociou um acordo preliminar com o acionista Porsche SE, mas que ainda precisa de ser tomada uma decisão final, sendo que a conclusão de um acordo deve ser aprovada pelos conselhos de administração e supervisão, disse a Volkswagen. “A conclusão de um acordo-quadro… está atualmente em aberto e depende da aprovação dos conselhos de ambas as partes”, pode ler-se em comunicado.
A notícia impulsionou as ações da Volkswagen e da Porsche SE, que esta manhã dispararam 10%, para 192,48 euros e 88,8 euros, respetivamente, após uma ligeira queda no início das negociações.
De acordo com a ‘Reuters’, esta poderá ser uma das maiores listagens de todos os tempos na história europeia, com relatórios a estimar uma avaliação de 45 a 90 mil milhões de euros.