Ações da L’Oreal caem à medida que gastos com marketing aumentam

As ações da L’Oreal desceram à medida que gastos com marketing aumentam, pressionando o lucro e ofuscando vendas que superaram as previsões e ganhos de participação de mercado.

Os gastos da empresa com publicidade e promoções, acompanhados de perto pelos investidores, cresceram ao longo do segundo semestre e esse facto pesou na margem operacional anual, que ficou em 19,1%, perdendo o consenso das previsões citadas pelos analistas do Credit Suisse antes de se verificarem estes resultados.

“Essa falta de alavancagem operacional e, sem dúvida, o retorno modesto do aumento – que por sua vez se traduziu num crescimento de vendas em linha com os pares – pode ser indicativo de retornos decrescentes em marketing”, disse um porta-voz da L’Oreal numa nota que também informava que neste ano de recuperação houve um investimento mais forte nas marcas e valeu a pena.

Os gastos em publicidade foram “um aumento muito grande numa base de vendas muito maior”, segundo observaram analistas da Bernstein, em concordância com os do UBS ao sinalizar que a L’Oreal gastou quase 2 mil milhões de euros a mais em marketing do que em 2020, um investimento que acabou por se refletir nas vendas.