Acha que sabe tomar banho? Dermatologista revela a parte do corpo que deve lavar mal entra no duche

Como deve ser um duche perfeito? A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu há alguns anos que o duche ideal não deveria durar mais de cinco minutos, utilizando água morna, sem esponja e com um sabonete que respeite o pH natural da pele. No entanto, estas recomendações são muitas vezes ignoradas.

O dermatologista espanhol Sergio Alique García, membro da Academia Espanhola de Dermatologia e Venereologia (AEDV), partilhou recentemente na estação de rádio Rac 1 uma dica adicional que pode melhorar a forma como nos lavamos. A sua sugestão tem a ver com a ordem em que limpamos o corpo durante o duche.

De acordo com o especialista, o duche deve começar de cima para baixo. Assim, ao entrar no chuveiro, a primeira ação deve ser aplicar o champô no cabelo, deixando-o atuar antes de o enxaguar. Se se usar amaciador, deve ser aplicado a seguir e, enquanto este faz efeito, pode-se então passar a limpar o corpo.

Alique recomenda começar a lavagem pelo tronco, seguindo pelos braços e, finalmente, pelas pernas. Desta forma, a sujidade é arrastada pela água desde as partes superiores do corpo até às inferiores.

O dermatologista sublinha ainda a importância de prestar especial atenção aos tornozelos e aos pés, zonas onde frequentemente se acumulam microrganismos e que muitas vezes não recebem a atenção necessária. Uma limpeza cuidadosa destas áreas pode ajudar a prevenir problemas de pele e infeções, garantindo que todo o corpo fica verdadeiramente limpo após o duche.