Acabar com o diesel, eliminar o plástico e limitar os voos. O plano de Barcelona contra as alterações climáticas
A autarca de Barcelona, Ada Colau, anunciou esta sexta-feira novas medidas de combate às alterações climáticas. Colau, que falava no Fórum Mundial de Autarcas C40, que decorre até sábado em Copenhaga, na Dinamarca, comprometeu-se a pôr um travão ao diesel, reforçar a aposta em energias renováveis, eliminar o uso de plástico e limitar o transporte aéreo, sobretudo de curta distância, avança o “El Economista”.
«As cidades estão a liderar a mudança, mas os Estados têm a capacidade legislativa para mudar as regras globais do jogo», afirmou, insistindo na ideia de que «é necessária uma mudança do modelo produtivo e económico para atingir uma verdadeira mudança de paradigma».
A autarca pediu um «prazo claro e rápido» para eliminar o diesel e o plástico de produtos alimentares, porque, segundo Ada Colau, está a envenenar o mar, e acusou a indústria agroalimentar de não ser sustentável.
Recorde-se que, autarcas de 94 cidades, incluindo Lisboa, declararam emergência climática global na cimeira. Os presidentes da câmara assinaram um «Pacto Verde Global» e comprometeram-se a tomar medidas para reduzir significativamente as emissões poluentes na próxima década.
Ainda segundo o jornal espanhol, 35 cidades assinaram em Copenhaga a Declaração C40, onde se comprometem a concretizar medidas para melhorar a qualidade do ar até 2025 e reduzir as emissões de gases com efeitos de estufa. Lisboa está entre os subscritores.