“A Terceira Guerra Mundial já começou”: CEO de um dos maiores bancos do mundo faz soar os alarmes

Jamie Dimon, CEO do JPMorgan Chase, emitiu um alerta sério sobre o risco de uma Terceira Guerra Mundial, apontando para a escalada dos conflitos na Ucrânia e no Médio Oriente. No Instituto de Finanças Internacionais, em Washington, o executivo sublinhou que o “eixo maligno” composto pela Rússia, Coreia do Norte e Irão, apoiado pela China, ameaça instituições internacionais, incluindo a NATO.

“Não estamos a falar de esperar 20 anos; o risco é imediato”, afirmou Dimon. “A Terceira Guerra Mundial já começou. Vocês já têm batalhas no terreno a serem coordenadas em vários países”, acrescentou.

O líder bancário salientou a necessidade de os EUA intervirem para evitar o que descreveu como “cenários chocantes”, frisando que, apesar de ainda haver uma hipótese de mitigação, o avanço da ameaça nuclear representa o maior perigo global.

Paul Beck, professor de ciência política, concordou parcialmente com a análise de Dimon, afirmando que a intensificação dos conflitos na Ucrânia, as tensões com o Irão e a ameaça chinesa a Taiwan são sinais preocupantes, de acordo com a ‘Newsweek’. No entanto, Beck considera prematuro declarar o início de uma Terceira Guerra Mundial.

O ex-presidente Donald Trump, em declarações recentes, também advertiu para a iminência de uma “catástrofe global”, sublinhando o papel desestabilizador do Irão na região.






Comentários
Loading...