1, 2, 3 e desceu outra vez. BCE volta a cortar taxas de juro em 25 pontos-base

O Banco Central Europeu (BCE) voltou cortar as taxas de juro. Na reunião de política monetária de hoje, o organismo liderado por Christine Lagarde, decidiu pela terceira descida das taxas do ano.

“O Conselho do Governador decidiu hoje reduzir as três principais taxas de juros do BCE em 25 pontos-base. Consequentemente, as taxas de juros sobre a facilidade de depósito, as principais operações de refinanciamento e a facilidade de empréstimo marginal serão reduzidas para 3,25%, 3,40% e 3,65%, respetivamente, com efeito a partir de 23 de outubro de 2024”, escrevem em comunicado.

“A decisão de reduzir a taxa de juro aplicável à facilidade permanente de depósito – a taxa através da qual o Conselho do BCE define a orientação da política monetária – baseia‑se na avaliação atualizada do Conselho do BCE das perspetivas de inflação, da dinâmica da inflação subjacente e da força da transmissão da política monetário“, rexplicam.

Recorde-se que, em junho, assistimos à primeira descida das taxas de juro desde março de 2016, tanto para a taxa das operações principais de refinanciamento como para a taxa da facilidade permanente de cedência de liquidez, enquanto para a taxa de depósito, foi a primeira redução desde setembro de 2019.

O BCE espera que a inflação aumente nos próximos meses, antes de cair para a meta no decorrer do próximo ano. “A inflação doméstica continua alta, pois os salários ainda estão subindo em um ritmo elevado. Ao mesmo tempo, as pressões sobre os custos trabalhistas devem continuar diminuindo gradualmente, com os lucros amortecendo parcialmente seu impacto na inflação”, explicam.

 

Programa de compra de ativos (APP) e programa de compra de emergência pandémica (PEPP)

De acordo com o regulador bancário europeu, a carteira do APP está á diminuir a um ritmo medido e previsível, já que o Eurosistema não reinveste os pagamentos principais dos títulos com vencimento. O Eurosistema não reinveste mais todos os pagamentos principais de títulos com vencimento adquiridos sob o PEPP, reduzindo o portefólio do PEPP em 7,5 mil milhões de euros por mês em média. O Conselho do Governador pretende descontinuar os reinvestimentos sob o PEPP no final de 2024.

 

Operações de refinanciamento

À medida que os bancos estiverem a pagar os valores emprestados nas operações de refinanciamento de longo prazo direcionadas, o Conselho do BCE avaliará regularmente como as operações de empréstimo direcionadas e seu pagamento contínuo estão contribuindo para sua postura de política monetária.

 

O que esperar até ao final do ano?

Até ao final do ano o BCE ainda se senta novamente à mesa para a reunião de política monetária de dezembro. “Face a este cenário, e considerando a postura ‘dovish’ de figuras importantes do BCE, como a presidente Christine Lagarde e o governador do Banco de França, bem como os níveis anémicos de crescimento económico na zona euro, acredito que o corte desta semana será seguido por mais uma redução de 25 pontos base em dezembro”, sublinha Ricardo Evangelista, Diretor Executivo da ActivTrades Europe.

Por sua vez, Vitor Madeira, analista da XTB, admite que poderemos vir a observar cortes mais agressivos nas próximas reuniões, nomeadamente se continuarmos a ver a inflação a descer ao ritmo atual.

No entanto, alerta o discurso de Christine Lagarde na última reunião foi de que o BCE apontava para uma previsão de um aumento da inflação no 4º trimestre. “Como tal, o BCE deverá manter a sua abordagem cautelosa redução das taxas de juro”, destaca.

“O Conselho do Governador está pronto para ajustar todos os seus instrumentos dentro de seu mandato para garantir que a inflação retorne à sua meta de 2% no médio prazo e para preservar o funcionamento suave da transmissão da política monetária. Além disso, o Instrumento de Proteção de Transmissão está disponível para combater dinâmicas de mercado desordenadas e injustificadas que representam uma séria ameaça à transmissão da política monetária em todos os países da área do euro, permitindo assim que o Conselho do Governador cumpra com mais eficácia seu mandato de estabilidade de preços”, escreve o BCE na comunicação após a reunião de política monetária de hoje.

Ler Mais



Comentários
Loading...