A tão esperada libra do Facebook será lançada de forma limitada já no início de 2021
Libra, uma nova criptomoeda que está sendo criada pelo Facebook e outros, pode ser lançada em janeiro, mas em um formato limitado, noticia o ‘The Financial Times‘, esta sexta-feira. A Libra Association, constituída por 27 membros incluindo a rede social Facebook, planeia lançar versões digitais de várias moedas tradicionais. Mas agora avança apenas com uma única moeda com equivalência ao dólar.
As outras moedas serão lançados posteriormente, acrescentaram fontes próximas do processo, à publicação.
A data exata de lançamento da Libra depende da altura em que receba a aprovação para operar como um serviço de pagamentos da Autoridade de Supervisão do Mercado Financeiro da Suíça, mas pode ocorrer já em janeiro, garantem as mesmas fontes.
Lançada pela primeira vez em junho de 2019, este passo para a Libra ocorre no momento em que recebe uma receção cética dos reguladores globais, que alertaram que pode ameaçar a estabilidade monetária e tornar-se um foco de lavagem de dinheiro. Os mais críticos reclamam que uma mudança para uma moeda única pode atingir utilizadores que procuram converter moedas com custos adicionais, minando a sua ambição de permitir uma maior inclusão financeira.
A notícia chega no momento em que a Bitcoin, a criptomoeda original, atingiu um recorde de quase 20 mil dólares esta semana, em resposta ao aumento do interesse em moedas digitais de investidores profissionais e bancos centrais, e à medida que a pandemia do novo coronavírus acelerou a mudança para os pagamentos digitais.