Governo pede precaução. «A regra nesta Páscoa é de prosseguirmos o desconfinamento a conta-gotas»
A ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, fez esta sexta-feira um apelo aos portugueses a propósito da Páscoa, em conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros.
“Sabemos bem que a Páscoa é um período de tradicional reunião familiar, sabemos que os portugueses vão ao encontro das suas famílias neste período, mas essa não pode ser a regra nesta Páscoa”, começou por dizer a ministra em declarações aos jornalistas.
No entanto, “a regra nesta Páscoa é de prosseguirmos o desconfinamento a conta-gotas, lento, cauteloso, para podermos continuar aquilo que estava previsto”, sublinhou Mariana Vieira da Silva.
O Conselho de Ministros voltou a reunir-se esta sexta-feira para aprovar as medidas que acompanham a renovação do estado de emergência, já aprovada pela Assembleia da República.
Até ao dia 5 de abril vão manter-se as mesmas regras, adiantou também a ministra na conferência de imprensa. Só no dia 1 será avaliado o desconfinamento, podendo (ou não) ser apresentadas novas medidas.
“Lembro que, até agora, apenas as crianças até ao primeiro ciclo estão nas suas atividades letivas. Para poder continuar este desconfinamento, para poder garantir que todas as crianças vão à escola, para poder garantir que as lojas, esplanadas podem abrir, bem como os restaurantes e atividades culturais, precisamos de nos manter na zona verde”, sublinhou.
Mariana Vieira da Silva apelou, assim, aos portugueses o cumprimento das regras de higiene e segurança.