A mulher mais poderosa dos videojogos está a trazer a EA de volta à ribalta. “Apex Legends” já faturou quase mil milhões de euros
Quando Laura Miele assumiu o cargo de diretora de conteúdos da produtora de videojogos Electronic Arts (EA) há três anos, apontou a bandeira do seu mandato para o digital, de tal modo que o primeiro ato oficial da executiva, assim que assumiu funções, foi convocar uma reunião com os 19 influencers mais proeminentes na área do gaming.
Hoje, o plano de Miele está a dar frutos. O “Apex Legends”, o mais destacado jogo de ação free-to-play da EA, já registou quase mil milhões de euros em vendas, desde que foi lançado em 2019.
“A única maneira de ter sucesso com os jogos gratuitos é ouvir, estar atento aos clientes e ao mundo digital. A Miele está a fazer isso, está a mudar o universo EA”, comentou Doug Clinton, sócio-gerente da empresa de capital de risco, Loup Ventures, em entrevista à Bloomberg.
Quem é Laura Miele, a mulher mais poderosa dos videojogos?
Miele começou na indústria dos videojogos na Westwood Studios, uma empresa conhecida pelo “Command and Conquer”, em 1996, tendo rapidamente assumido a coordenação marketing da empresa-mãe, Virgin Interactive.
Quando a EA adquiriu a Westwood, em 1998, Miele ficou. O seu primeiro trabalho na nova empresa foi contratar um grupo de analistas de dados, apelidados de “Jedi”, a primeira equipa de marketing deste mercado que seu ao trabalho de analisar as vendas, a sazonalidade e até os números das encomendas.
Para que estes números servissem de trampolim para os novos destinos da EA, Miele levou quase dois anos, mas a espera valeu a pena. O conselho de administração da empresa gostou dos gráficos e permitiu mais investimento em publicidade.
Anos mais tarde, Miele voltou a revolucionar a empresa. Em 2011, cerca de 80% dos orçamentos de publicidade dos jogos da EA foram gastos em anúncios de TV, no entanto 2012 já não foi igual. Assim que a diretora de Marketing viu os dados sobre o tempo que os jogadores passavam online, decidiu regredir o orçamento para o pequeno ecrã para apenas 30% e investir a maior parte no marketing digital.
Apesar do ceticismo de vários executivos da empresa, o plano de Miele foi um sucesso, tendo conseguido vender cinco milhões de exemplares do Battlefield 3, o jogo mais memorável desta altura da EA.
Quando a empresa assinou um acordo a 10 anos com a Walt Disney, em 2013, Miele aproveitou a oportunidade para subir na carreira e em 2016 assumiu a direção internacional de Marketing.