A moeda de 2 euros vai celebrar os 50 anos da Revolução dos Cravos. Esta é a roupa que vai ‘vestir’

A Imprensa Nacional-Casa da Moeda, foi autorizada a cunhar, no ano de 2024, duas emissões comemorativas da moeda de dois euros, entre elas, uma que celebra os 50 anos do 25 de abril.

“Em 2024 celebram-se os 50 anos do 25 de Abril de 1974, data que simboliza o início de um caminho de profundas transformações económicas, sociais e culturais, e a europeização do nosso país, que tiveram como motor a instauração do regime democrático em Portugal, e cuja relevância se pretende assinalar através da emissão de uma moeda corrente comemorativa de 2 (euro)”, pode ler-se em Diário da República.

Na face comum é utilizado o desenho europeu constante da Comunicação da Comissão Europeia, e na face nacional da moeda designada “50 anos do 25 de Abril”, encontra-se no centro um cravo rodeado por 50 linhas não concêntricas que representam as diferentes ideias e projetos que nasceram nesse dia, uma por cada ano desde esse dia.

Estas são circundadas à direita pela legenda que refere a primeira frase do poema “25 de Abril_O nome das coisas”, de Sophia de Mello Breyner Andresen, que presta uma homenagem singular a esse dia histórico, “Esta é a madrugada que eu esperava” in “’O Nome das Coisas”, Sophia de Mello Breyner Andresen”, seguida pelo escudo de armas nacional, as legendas “Portugal”, “25.04.1974_2024”, a indicação do autor e a legenda “Casa da Moeda”. Na coroa da moeda encontram-se as 12 estrelas da União Europeia.

O limite de emissão da moeda comemorativa é de 1.030.000 euros e a INCM, S. A., dentro deste limite, é autorizada a cunhar até 7.500 moedas com acabamento especial do tipo “Brilhantes não circuladas” e até 7500 moedas com acabamento especial do tipo “Prova numismática”.