A mais antiga tábua dos 10 mandamentos vai a leilão e pode render até 2 milhões de euros
No próximo mês, a casa de leilões Sotheby’s vai colocar a leilão uma peça histórica rara: a mais antiga tábua de pedra com a inscrição dos 10 Mandamentos, datada entre 300 e 800 d.C. O artefato, com mais de 1.500 anos, será leiloado como parte de um lote único a 18 de dezembro, e a estimativa é que alcance até 2 milhões de euros.
A tábua é considerada o único exemplo completo e sobrevivente dos 10 Mandamentos do período bizantino tardio. As inscrições, feitas em escrita paleo-hebraica, contêm 20 linhas de texto que correspondem de perto aos versículos bíblicos conhecidos, embora estejam presentes apenas nove dos mandamentos do Livro do Êxodo, revela a ‘Robb Report’. Curiosamente, a tábua substitui o mandamento “Não invocar o nome do Senhor em vão” por uma diretriz sobre a adoração no Monte Gerizim, um local sagrado para os samaritanos.
Descoberto em 1913 durante escavações ferroviárias na costa sul de Israel, o artefacto inicialmente não foi reconhecido em sua importância histórica. Por três décadas, ficou exposto ao lado de uma casa, servia como uma simples pedra de pavimentação. Somente em 1943, quando foi adquirido por um estudioso, foi reconhecida a sua verdadeira importância.
Richard Austin, Diretor global de livros e manuscritos da Sotheby’s, destacou o valor do artefacto, não só como um item histórico, mas também como um elo com as crenças que ajudaram a moldar a civilização ocidental.
Antes do leilão, a tábua será exibida ao público na Sotheby’s New York a partir de 5 de dezembro.