“A 38 dias de perder a mesada”: filho de Trump reforça mensagem de cortar apoio à Ucrânia de Zelensky
Donald Trump Jr., filho mais velho do recém-eleito presidente dos EUA, reforçou, numa mensagem nas redes sociais, a promessa de campanha do seu pai de cortar o financiamento americano para a Ucrânia.
Na rede social ‘Instagram’, partilhou um clip postado pela ex-candidata republicana à vice-presidência dos EUA, Sarah Palin, que dizia “POV [ponto de vista]: está a 38 dias de perder a sua mesada” associado a um vídeo do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.
Recorde-se que na campanha, Trump e o vice-presidente eleito JD Vance criticaram a Administração Biden por gastar milhares de milhões de dólares em ajuda militar à Ucrânia. Em junho último, Trump considerou Zelensky de ser “o maior vendedor político que já existiu” em resposta à pressão de Kiev para garantir mais financiamento dos EUA.
Trump afirmou repetidamente que acabaria com a guerra iniciada pela invasão total da Ucrânia pelo presidente russo Vladimir Putin em fevereiro de 2022 em um dia.
Numa tentativa de antecipar quaisquer cortes futuros no financiamento da Ucrânia, o Governo do presidente Joe Biden procura agora enviar o restante de mais de 6 mil milhões de dólares em ajuda de segurança dos EUA para Kiev antes da tomada de posse de Donald Trump em 20 de janeiro.
Apesar dos comentários anteriores de Trump, a Ucrânia adotou um tom conciliador desde a sua reeleição, numa tentativa de garantir o apoio da sua futura administração, mostrando o que Kiev tem a oferecer em troca do apoio dos EUA. “Foi extremamente importante para nós na Ucrânia e para toda a Europa ouvir consistentemente as palavras do então 45º presidente dos Estados Unidos sobre ‘paz através da força'”, disse Zelensky num discurso esta semana. “E se isso se tornar o princípio político do 47º presidente dos Estados Unidos, a América e o mundo inteiro sem dúvida se beneficiarão disso”, acrescentou o presidente ucraniano.