Mastercard revela perfil do comprador online
Um estudo da Mastercard sobre comércio online revela que 90% dos portugueses já se rendeu às compras na World Wide Web. Destes, 30% compra online pelo menos uma vez por mês; outros 30% fazem-no a cada dois/três meses.
O estudo foi realizado para a Mastercard pela IPSOS/APEME durante o passado mês de Fevereiro. A amostra foi estruturada de acordo com o perfil da população portuguesa (sexo, idade e região), entre os 18 e os 55 anos, tendo o questionário sido aplicado online. Segundo a empresa, isto resultou num maior peso de habilitações superiores e de rendimentos líquidos mensais mais elevados.
A Mastercard indica que esta é uma tendência transversal a todas as gerações e que os artigos privilegiados chegam de lojas de roupa/calçado/acessórios (21%). Seguem-se as plataformas eBay (20%), Fnac (18%) e Aliexpress (18%). A forma de pagamento mais utilizada é a referência bancária, à frente do cartão virtual, do cartão de crédito e da transferência bancária.
O mesmo estudo revela que 81% dos portugueses compra viagens e reserva estadias online, recorrendo para isso, maioritariamente, ao cartão de crédito. Por outro lado, cerca de metade prefere levantar dinheiro físico para utilizar durante as férias – apenas 35% paga todas as despesas no destino com cartão.
Perante dados como estes, Paulo Raposo, director-geral da Mastercard Portugal, retira duas conclusões. Por um lado, o responsável acredita que são um bom indicador, ainda que modesto, relativamente ao crescimento do eCommerce no mercado nacional – que deverá ser marcado pela ascensão dos dispositivos móveis. Por outro lado, Paulo Raposo sublinha como ainda existe um caminho a percorrer no domínio das soluções de checkout, ou seja, soluções de pagamento mais simples que tornem a experiência de compra melhor.