![](https://executivedigest.sapo.pt/wp-content/uploads/2020/12/natal-750x430.jpg)
9 Dicas para sobreviver neste Natal
A época natalícia aproxima-se e prevê-se uma temporada de despesas exorbitantes, não é verdade? E se lhe disséssemos que é possível poupar no Natal? Existem formas de otimizar os gastos se forem implementadas estratégias adequadas para tal. Continue a leitura para ficar a conhecer as nove dicas que temos para um Natal mais poupado.
9 Dicas para poupar no Natal:
#1 – Faça um orçamento natalício para poupar no Natal
Já sabemos que a criação de um orçamento familiar é a chave para manter as suas finanças controladas durante o ano, pelo que a realização de um plano de gastos para esta época também é fundamental para poupar no Natal.
Pode começar por fazer uma lista de presentes e definir o valor que vai gastar com cada um deles. Não se esqueça de contemplar, no seu orçamento, eventuais custos com decoração de Natal e as compras relativas às refeições natalícias.
Depois de elaborado o orçamento, mantenha-se fiel ao mesmo para garantir que não tem gastos desnecessários.
#2 – Não gaste o subsídio de Natal todo
Estipule bem qual o montante do subsídio de Natal que quer gastar e quanto quer pôr de parte. Aproveite este dinheiro extra para rechear a sua conta-poupança ou para aplicar em alguma solução financeira como, por exemplo, um depósito a prazo ou um plano poupança-reforma.
#3 – Reutilize decorações
Evite o desperdício e utilize decorações que já usou no ano passado. Se gosta de variar, dê asas à imaginação e faça as suas próprias peças de decoração ou dê um toque pessoal às antigas. O que não falta na Internet são ideias de decoração “faça você mesmo” para poupar no Natal.
#4 – Compre online
Para além de poder poupar algum dinheiro em compras online, ainda economiza tempo. Muitas lojas disponibilizam promoções que não estão em vigor nos estabelecimentos físicos e pode comprar confortavelmente a partir do seu sofá sem ter de ir para a confusão do centro comercial.
Dica para poupar ainda mais:
Utilize o cartão de crédito no pagamento das suas compras para usufruir de possíveis benefícios extra como pontos, descontos, milhas aéreas ou cashback.
#5 – Faça compras com antecedência
Quanto mais próximo da data fizer as compras, mais elevados vão estar os preços, por isso garanta que compra tudo o que necessita com antecedência para poupar no Natal.
#6 – Opte por convívios em casa
Sabemos que esta altura do ano convida a inúmeros jantares fora, mas uma excelente forma de poupar no Natal é fazer estes convívios em casa.
Escolha uma ementa simples e fácil de elaborar e convide os amigos e a família para uma jantarada em sua casa. Pode ainda pedir aos convidados que contribuam com alguma parte da refeição – por exemplo, a avó traz a sobremesa, o pai fica encarregue do vinho e os tios contribuem com as entradas.
#7 – Dê asas à imaginação
À semelhança das decorações, também pode usar a sua criatividade para fazer os seus próprios presentes de Natal. Para além de ser uma prática sustentável e amiga do ambiente, poupa mais dinheiro e oferece presentes personalizados e únicos.
Por exemplo, pode fazer um álbum com fotografias que marquem momentos bem passados com a pessoa a quem vai oferecer o presente, se tiver dotes para a cozinha pode fazer biscoitos cozinhados por si ou ainda elaborar postais personalizados.
#8 – Compare preços
Em comparar é que está o ganho. Averigue bem os preços praticados em todas as lojas e supermercados e certifique-se de que faz as suas compras no estabelecimento mais em conta.
Pode utilizar plataformas como o KuantoKusta ou o OLX para pesquisar e comparar produtos quase novos que podem estar a preços bastante convidativos e ainda aproveitar os pontos que foi acumulando ao longo do ano nos seus cartões de fidelização dos supermercados para usufruir de mais descontos.
#9 – Faça as compras todas de uma vez
Para evitar perdas de tempo e gastos extra em combustível e parques de estacionamento, escolha um dia para fazer todas as compras e assim matar todos os coelhos de uma cajadada só.