74 anos da ONU: o que é, para que serve e mais dez curiosidades
Esta quinta-feira comemora-se o Dia das Nações Unidas. Mas sabe verdadeiramente qual o significado?
Esta organização nasceu oficialmente há 74 anos, logo após a II Guerra Mundial, durante as negociações que levaram ao Tratado de Versalhes em 1919. O dia 24 de Outubro celebra a entrada em vigor da Carta fundadora, um acordo ratificado por 51 estados membros fundadores, que define os objectivos e princípios da Organização das Nações Unidas (ONU) e estabelece uma estrutura.
Hoje, é composta por 193 estados membros com os mesmos objectivos em prol da paz e do desenvolvimento, com base nos princípios de justiça, dignidade humana e bem-estar de todos. Todos têm direito a um voto. À ONU cabe a missão de ser um centro capaz de ajudar as nações a alcançarem esses propósitos.
Para tal, possui 15 agências especializadas. São entidades independentes, vinculadas à ONU por acordos especiais, em áreas como saúde, finanças, agricultura, aviação civil e, entre outras, as telecomunicações.
Em dia de aniversário, a Executive Digest dá-lhe acesso a algumas curiosidades sobre o mundo da ONU. Veja abaixo:
- A sua sede está localizada em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Na Europa, fica em Genebra, na Suiça.
- Não existe um hino oficial. «Apesar de terem sido compostas várias músicas sobre ou relacionadas com a ONU, não existe um hino oficial da organização. Uma dessas músicas, da autoria do maestro espanhol Pablo Casals, foi tocada no vigésimo quinto aniversário da ONU. A letra é da autoria do poeta inglês, W. H. Auden», esclarece o Departamento de Informação Pública da ONU.
- A ONU não tem um exército permanente, nem uma força policial própria. Os militares dos estados membros das Nações Unidas que trabalham em missões de manutenção da paz fazem parte dos exércitos nacionais, destacados para trabalhar com a ONU.
- Em 2001, as Nações Unidas – enquanto organização – e Kofi Annan – enquanto secretário geral – foram premiados com o Nobel da Paz.
- António Guterres é o nono secretário-geral das Nações Unidas e o único português a assumir o cargo até agora.
- O discurso mais longo na ONU foi o de V. K. Krishna Menon da Índia. De acordo com os recordes mundiais do Guiness, a sua declaração ao Conselho de Segurança durou três reuniões, entre 23 e 24 de Janeiro de 1957, num total de mais de oito horas.
- É possível obter informação sobre oportunidades de trabalho, voluntariado ou estágio nas Nações Unidas através dos seguintes websites: UN website : Resources for Job Seekers, UN Careers, UN Internships, UN System JobNet, UN Volunteers e Warning: Employment Scams.
- Os ramos de oliveira no emblema da ONU simbolizam a paz e o mapa do mundo a área em que a organização procura alcançar o seu objectivo principal: paz e segurança.
- Quem financia a ONU são os países membros, através de doações voluntárias.
- Todos podem apoiar as Nações Unidas na prestação de assistência humanitária em zonas que vivem conflitos ou catástrofes através de agências como o PAM – Programa Alimentar Mundial, a UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância e a ACNUR – Agência das Nações Unidas para os Refugiados.