73% dos líderes de empresas acredita que os dados reduzem incertezas e impulsionam melhores decisões
A Salesforce, empresa tecnológica multinacional de Customer Relationship Management (CRM), anunciou hoje os resultados de um novo inquérito global a 10 mil líderes empresariais que revela que, embora saibam que a utilização de dados é importante para os seus negócios, a grande maioria não está a tirar partido do seu poder para uma melhor tomada de decisões e resultados de negócios.
O Untapped Data Research mostra como os líderes empresariais se esforçam para colocar os dados em prática e tomar rapidamente decisões de negócio estratégicas enquanto navegam pelas incertezas económicas dos tempos atuais e tentam aproveitar o potencial dos seus dados.
As empresas observam valor na utilização dos dados para orientar decisões de negócios, especialmente em tempos de incerteza, e segundo o inquérito:
- Atualmente, 8 em cada 10 (80%) líderes empresariais dizem que os dados são críticos na tomada de decisões nas suas organizações;
- 73% concorda que os dados ajudam a reduzir a incerteza e a tomar decisões mais precisas em conversas de negócios.
Embora as empresas concordem com as vantagens de utilizar dados, há uma clara desconexão de como os usam na prática. Por exemplo, a maioria das empresas não está a usar realmente os seus dados para tomarem decisões críticas de negócios:
- Mais de dois terços (67%) dos líderes empresariais não está a usar dados para decidir preços de acordo com as condições económicas, como a inflação;
- Menos de um terço (29%) está a utilizar dados para a sua estratégia ao lançar-se em novos mercados.
Também existem oportunidades desperdiçadas para as empresas usarem os seus dados para impulsionar valores:
- Quase 8 em cada 10 (79%) líderes empresariais não estão a usar dados para informar as políticas de diversidade e inclusão das suas organizações;
- Apenas 17% dos líderes empresariais estão a usar dados para ajudar a orientar as suas metas climáticas.
Quanto aos tempos de incerteza, sabe-se que os dados originam eficiência e confiança. Quando integrados e aproveitados corretamente, os dados têm um enorme potencial para gerar eficiência e confiança entre clientes e colaboradores:
- 72% dos líderes empresariais considera que os dados mantêm as pessoas focadas nas coisas que importam e são relevantes para os negócios;
- 73% concorda que os dados ajudam a acelerar a tomada de decisões;
- 73% acredita que os dados criam confiança nas conversas de negócios;
- Dois terços (66%) considera que os dados ajudam a minimizar a influência de opiniões pessoais ou egos numa conversa de negócios.
As empresas necessitam de terminar a lacuna em competências digitais para obter o valor dos dados
Os líderes empresariais relatam estar paralisados pelo fluxo de dados, pelo seu conhecimento em como operacionalizá-los melhor e como usá-los para investir estrategicamente no futuro: - 41% dos líderes empresarias refere a falta de compreensão dos dados porque são muito complexos ou não são suficientemente acessíveis;
- Um terço (33%) dos líderes cita a falta de capacidade de gerar insights a partir de dados;
- Quase um terço (30%) está sobrecarregado com a quantidade de dados, que deve duplicar em tamanho até 2026.
Salesforce compra 280 mil megawatts de energia renovável para apoiar projetos em países emergentes